Total de visualizações de página

673

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hoje não tem sobremesa !


Na gastronomia brasileira alguns pratos têm em sua composição frutas que, não importando se nativas ou não, harmonizam suas elaborações, valorizando e potencializando os mais variados sabores.

Pratos regionais são exemplos típicos dessa verdadeira alquimia dos sabores, tais como frango com pequi, o peixe delícia (com banana), linguado com pêssego, além de maionese com maçã e saladas com manga, morango, abacate entre outras.

A feijoada brasileira é hors concours na utilização de uma fruta como acompanhamento -  a laranja. Em alguns restaurantes essa fruta é cozida junto para, segundo seus idealizadores, eliminar as gorduras das mais variadas carnes de sua composição. Em outros, a laranja é servida in natura para ser degustada simultaneamente com a feijoada, pois como dizem especialistas, essa combinação favorece a absorção pelo organismo do ferro presente no feijão, em função da riqueza da vitamina C dessa fruta. 

Já na Marinha do Brasil (MB), nas mais diversas organizações militares, independentemente da região do País, a tal laranja da feijoada é servida para ser degustada com garfo e faca como “sobremesa”. Isso mesmo, so-bre-me-sa.

Esse costume na MB talvez resida no fato de diversas outras frutas também serem servidas como sobremesa, consumidas com garfo e faca, tais como mamão, melancia, melão, figo, pêssego, goiaba, sem que, necessariamente, haja um prato específico para ser consumido na refeição principal. E isso não é observado nos mais diversos restaurantes espalhados pelo Brasil

Tal fato na MB não tem uma justificativa explícita, seja ela de base científica elaborada pelos nutricionistas, ou de base regional para atender uma demanda de determinada parcela de seus membros componentes.  Todavia, apesar dessa prática contumaz, sempre que se observa a disposição dos talheres à mesa antes das refeições, e uma vez notadas as presenças do garfo e da faca para a sobremessa, alguém há sempre de lembrar: _ hoje não tem sobremesa. Hoje é fruta !


Nenhum comentário:

Postar um comentário